Por Beatriz Borba
Em 17.08.22
Se você quer inovar na decoração do seu aniversário, chá de bebê, casamento ou qualquer outra celebração, o bolo fake pode se tornar seu melhor amigo. Por ser falso, não é comestível, ele tem uma durabilidade maior, suporta altas temperaturas e permite decorações mirabolantes. Veja mais sobre suas vantagens e alguns tutoriais para fazer seu próprio bolo fake.
Publicidade
O bolo fake se trata de um bolo falso, como o próprio nome diz. Ou seja, é uma estrutura que imita formatos de bolo, mas não é comestível. Por não ser um bolo de verdade, seu preço costuma a ser mais em conta. De acordo com pesquisas, ele pode chegar a custar cerca de metade do preço de bolo real. Obviamente, tudo depende da escolha do material para o bolo, suas camadas e decoração.
Os bolos fake podem ser feitos de EVA, isopor, biscuit, pasta americana, entre outras opções. E, diferentemente do bolo verdadeiro, eles têm uma durabilidade maior e suportam temperaturas mais altas sem derreter. Além disso, são mais leves, o que facilita no transporte, podendo ser alugados ou revendidos posteriormente. Entretanto, a principal vantagem é que eles abrem um leque enorme de possibilidades para decoração, por não depender da massa de bolo para sua estrutura.
Ficou interessado no bolo fake? Então, confira esses modelos maravilhosos, produzidos com os mais diversos materiais. Selecione a decoração que mais se encaixa com o seu evento, visto que esse modelo se adequa a diversos tipos de ideias:
Publicidade
Se você busca praticidade, essa é a melhor saída para garantir a beleza estética da sua festa. Para que sua decoração fique linda nas fotos e impacte os convidados assim que eles chegarem ao local, você pode e deve apostar nele.
Você é daquelas pessoas que gostam de colocar a mão na massa? Dessa vez a massa fica para trás, mas você ainda pode se divertir muito preparando estes lindos bolos fake. Confira os tutoriais a seguir:
O maior desafio da confecção de bolos fake é preparar uma base com EVA perfeita e sem emendas. Para isso você precisará lixar os cantos da sua base de isopor, medir o tamanho do EVA corretamente e aquecê-lo com o ferro. É o calor que deixará o EVA maleável e lisinho. Confira o passo a passo da técnica!
Nesse vídeo, você verá uma nova forma de trabalhar com EVA, sem precisar encapar toda sua base. Além disso, a YouTuber Vivi Martins mostra a base de preço de cada material usado. E uma das dicas mais legais: enrole sua base no papel filme antes, dessa forma você consegue reaproveitá-la em outras decorações.
O acabamento espatulado é uma opção glamourosa para sua celebração, além de criar mais ilusão de que se trata de um bolo verdadeiro. Para ele, você irá precisar da base em isopor, chantilly, uma espátula e uma bailarina para girar seu bolo. A confecção é bem fácil, com técnicas da confeitaria tradicional. Veja no vídeo o passo a passo.
Aprenda a fazer um superbolo fake de casamento para o seu dia especial! Ele é confeccionado com 4,5 kg de biscuit e tem 5 andares deslumbrantes. A primeira coisa é lixar as bordas da sua base de isopor, para deixá-la bem redonda. Depois, posicione o biscuit aberto e vá alisando-o para tomar forma. Por fim, veja como finalizar a decoração.
Não tem como negar: o bolo fake é lindo e prático. Mas, vendo tanta beleza, com certeza seus convidados vão implorar por um pedacinho. Por isso, veja ideias de bolos e doces de acordo com o seu evento!